fbpx

O que é alongamento, e porque meu filho precisa praticar?

Alongamento é um movimento que deixa as duas pontas do músculo (origem e inserção) longes uma da outra.

A origem é onde o músculo começa e a inserção é onde ele termina.

Então, podemos fazer exercícios com a intenção de aumentar o músculo de tamanho. Mas isso é possível? Sim, é bem possível.

Quais os benefícios do alongamento?

O principal benefício do alongamento é o aumento da flexibilidade e da mobilidade.

E porque precisamos ser flexíveis?

Para conseguirmos realizar movimentos que exigem bastante tamanho do músculo sem que ele (o músculo) se machuque.

Quando temos como meta, por exemplo, colocar as mãos no chão, podemos treinar tentando ganhar o movimento pouco a pouco a cada dia, sem forçar. Nós vamos ao nosso limite no movimento, tentamos relaxar na posição do alongamento e forçamos um pouco mais, lembrando sempre de voltar lentamente, sem perder o controle sobre o movimento.

Quando alongamos, permitimos que os músculos trabalhem com sua mobilidade (movimento) total. O corpo ganha muito com isso, o corpo trabalha sem trava.

O alongamento também aumenta a resistência e a força muscular, diminui dores e desconfortos, ajuda na percepção corporal, consequentemente melhora a postura e a imagem pessoal.

Quando indicamos alongamento?

A principal indicação é quando o músculo está mais curto do que deveria (chamamos isso de encurtamento muscular).

Mas quando eu sei que está encurtado? 

Quando numa avaliação do Médico, Fisioterapeuta, Terapeuta Ocupacional, Educador Físico, constar encurtamento, aderências, fraqueza, retração, ou alguma deformidade articular; e também, quando eu tento fazer algo, como por exemplo colocar as mãos no chão, e não consigo. Então, é hora de alongar.

No caso de lesões ou cirurgias que envolvam os músculos, é com alongamento que se devolve o comprimento original a ele.

O alongamento também é excelente para aquecer (antes) e desaquecer (depois) na prática de esportes ou de qualquer outra atividade física;
Quando praticamos exercícios de alongamento, diminuímos os riscos de lesões nos músculos e nas articulações, porque músculo aquecido tem mais sangue circulando.

E você, já teve a sensação de perceber mais o músculo depois de se alongar? 

Olha que interessante essa frase de Joseph Pilates: “Durante o movimento, utilize força máxima e alongamento máximo sem perder a fluidez.”

Quando a expressão “fluidez” pode ser facilmente substituída por controle de movimento.

Alongamento relaxa? Por quê?

Se enquanto alongarmos, respirarmos de forma livre e profunda, mais oxigênio entrará na circulação sanguínea. Nesse momento, as células são nutridas e as toxinas (veneninho produzido pelo nosso corpo durante os momentos de tensão) vão embora, proporcionando um enorme bem estar corporal.

Aproveite para relaxar enquanto alonga.

Então, porque as crianças precisam alongar?

Nós temos hoje a tal “geração sofá”. Até praticam esportes, mas todo tempo livre é no sofá. Muito tempo sentado vai deixando com o tempo, os músculos da parte de trás do corpo muito mais curtos do que deveriam ser. Uma parte do corpo com músculos maiores e outra com músculos mais curtos, causa o que definimos como “desequilíbrio muscular”. Uma das causas das deformidades da coluna que conhecemos como: hiperlordose, hipercifose e/ou escolioses.      

Então, vamos lá: Vamos sair do sofá, chamar as crianças de casa e alongar.

Aqui mesmo nesse site tem um e-book com 6 alongamentos bem simples e muito eficientes. Experimente!

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos posts

Menina com mão na nuca, representando que está com dor cervical

Dor cervical e a linha do olhar

Para falarmos de dor cervical e a linha do olhar em crianças e adolescentes, primeiro é preciso falar sobre a coluna. A coluna vertebral é

Cabeceio no futebol infantil

Cabeceio no futebol infantil

Bom, vamos começar falando do futebol. Futebol é um esporte dinâmico que possui variadas técnicas para amortecer ou diminuir a velocidade da bola e também

escoliose

Escoliose

Escoliose. Você já deve ter ouvido essa palavra. Pode ser que você saiba ou não saiba o que significa. Segundo a Wikipédia, o termo tem