A postura estática (parada) ou dinâmica (qdo estamos andando, por exemplo) fala muito da nossa condição muscular.
Um físico e sua esposa bióloga observando a postura humana e dos animais, dissecaram alguns repteis para entender melhor a dinâmica da coluna. Assim nascia uma técnica mundialmente difundida, o RPG.
Originalmente desenvolvido nos anos 80 pelo francês Philippe Souchard, hoje Fisioterapeuta residente no Rio de Janeiro; teve sua ampla divulgação nos anos 90. É uma terapia realizada por fisioterapeutas onde as principais indicações são as alterações posturais e as hérnias de disco.
Philippe Souchard deu nome muito curioso às posturas de RPG. O nome foi das posições de rãs, muito provavelmente, porque esse era o seu material de estudo.
A primeira sessão de RPG é sempre uma avaliação postural muito criteriosa, independente da queixa do paciente. Alias, uma das curiosidades do RPG é dizer que um sintoma local (por exemplo uma dor no joelho) pode significar uma causa a distancia (por exemplo alguma contratura na região da coluna lombar). Na avaliação, sempre vamos ver pés, joelhos, quadril, as curvaturas e condições das colunas lombar, torácica e cervical, ombros, clavícula, escapulas e cabeça. O posicionamento de cada parte do corpo vai definindo as posturas de RPG eleitas para o tratamento; porque vemos o corpo como um sistema único que precisa estar alinhado.
Outros itens a serem avaliados são: a mobilidade do corpo, o alinhamento, a flexibilidade e encurtamento das grandes, pequenas articulações e da coluna. Então, nas primeiras sessões, já aprendemos medidas de proteção articular , que na verdade, são posturas que protegem nossos corpos de lesões nos músculos, ligamentos, tendões e nas articulações.
Na segunda sessão de fisioterapia/RPG, é quando treinamos ou aprendemos a respirar. É importante que a respiração seja livre e confortável. Aprender a respirar é um presente. Porque quanto melhor respiramos, melhor aproveitamos o oxigenio para todas as células do corpo.
Uma das coisas que sempre aprendemos ao fazer a Reabilitação Postural Global é como devemos nos levantar, nos deitar e sentar.
Ao levantar da cama, o ideal é que nos viremos de lado, apoiemos uma das mãos na cama para sentar, coloquemos os pés nos chão, e então, podemos ficar em pé. Para deitar, primeiro nos sentamos na cama, deitamos de lado e então, procuramos a melhor posição para dormir.
Para levantar de uma cadeira muito baixa por exemplo, primeiro, colocamos um pé mais a frente, um mais atrás, apoiamos as mãos na lateral, se possivel, inclinamos o corpo a frente e então damos o impulso com as pernas para levantar.
Use bem o seu corpo. Assim, você poderá usá-lo bem e por mais tempo.
Uma outra coisa que aprendemos no RPG é andar. Sim. Muitas vezes, já adultos, precisamos “reaprender” a andar.
Primeiro, colocamos o cancanhar, depois, o meio de pé, e por fim os dedos. Olhando a frente, corpo alinhado, ombros longe das orelhas e usando o movimento dos ombros e quadris.
Procure se livrar de tensões paralelas ao andar.
Sempre temos lição de casa. E a melhor delas é a da repiração. Mesmo que voce não seja um paciente, pode aproveitar esse momento para aprender a respirar melhor. Vamos tentar?
1 – Escolha uma área sossegada da casa. Você deve se deitar completamente esticado no chão
2 – Se desejar, cubra a área com um lençol ou uma toalha
3 – Deite-se no chão com a barriga para cima e dobre os joelhos, apoiando a planta dos pés no piso. Você irá fazer dois movimentos de preparação para a respiração propriamente dita
4 – Primeiro movimento: movimente o quadril e o pescoço fazendo com que toda a coluna encoste no chão. Relaxe. Enquanto isso, respire livremente. Repita esse movimento por algumas vezes
5 – Segundo movimento: inspire (ainda deitado), enchendo os pulmões de modo a inflar a parte de cima do peito, sem inflar a barriga. Segure por alguns segundos. Solte o ar, forçando a barriga para baixo. Repita também esse movimento por mais dez vezes. Depois, respire inflando a barriga. Segure por alguns segundos. Solte o ar livremente.
6 – Os dois movimentos anteriores servem para “ensinar” ao corpo os movimentos da respiração de RPG
7 – Ainda deitado, encoste toda a coluna no chão. Respire como ensinado anteriormente, sem tirar a coluna do chão. Você deve sentir toda a coluna “caminhando” no chão. Repita por dez vezes a respiração, sem relaxar a coluna que deve ficar sempre colada ao chão. E tente não deixar nenhuma parte do corpo tensa.
8 – A princípio não é muito fácil realizar a respiração já que o corpo tende a se descuidar de um ou de outro movimento. Mas, com o tempo e um pouquinho de paciência, é possível automatizar a respiração. Se achar que o método foi positivo para você, procure um fisioterapeuta. Ele indicará o programa completo de exercícios de RPG adequado ao seu problema.
O fisioterapeuta elege sempre as posturas mais indicadas para cada paciente.
A intenção é sempre que se mobilize a articulação, alongue e fortaleça toda a musculatura da coluna. Quando o paciente permanece na posição de tratamento, o corpo vai informando ao cérebro o novo posicionamento. Assim, com o tempo, o corpo reaprende a boa postura, e se incomoda em ficar na “má postura”.
O RPG é muito bem indicado nos casos de hérnia e protrusões de disco. Pois devolve à coluna, o posicionamento perdido.